Objetivos
Aumpram, Lei Divina e Umbanda


Aumpram não é religião ou culto, é uma Lei Divina. Apesar do real significado da umbanda ser Aumpram ou Lei Divina (devido a diversas corruptelas, ao longo de milhares de anos, o termo Aumpram tornou-se Umbanda), entendemos que o termo umbanda hoje, no Brasil, tenha como significado, primordialmente, para a grande população, uma religião, um culto.
A Umbanda popularmente disseminada no Brasil tem uma grande influência cultural afro-brasileira, com uma base distante na Aumpram.  No dicionário "Aurélio" encontramos que umbanda é: "Forma cultural originada de assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro urbano; magia branca."
Neste contexto, quando se fala umbanda, estão se  referindo à religião, ao culto umbanda difundido no Brasil e não à Lei Divina Aumpram.
Hoje, dentro da umbanda, encontramos diversas interpretações e costumes. Os cultos seguem influências comuns, mas são fortemente influenciados pelos seus componentes, pelos dirigentes locais que,  sem uma regra única e clara, permitem distorções, múltiplas facetas e ritos diversos.
"A Umbanda verdadeira está a serviço da Lei Divina, da Aumpram, e só visa ao bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é umbanda". (do livro "Umbanda, essa Desconhecida", Roger Feraudy)
A Umbanda deve crescer pelo conhecimento e prática da Aumpram, da Lei Divina. A divulgação, estudo e compreensão da Lei Divina fortalecerá a umbanda, eliminando  mistificações e vaidades, atraindo ainda mais os verdadeiros interessados pela evolução espiritual.

Observamos então o primeiro objetivo da Fraternidade do Grande Coração:
divulgação e prática da Lei Divina, da Aumpram.

A divulgação deverá ser universal, tendo caminho inicial natural dentro da umbanda, mas não restrito a ela.
Sobre o estudo esotérico encontramos no dicionário "Aurélio" as seguintes interpretações para esotérico: "A palavra esotérico é de origem grega e significa ensinamento filosófico reservado aos discípulos completamente instruídos, ensinamentos restritos a círculo fechado, ensinamento ligado ao ocultismo, compreensível apenas por poucos, obscuro, hermético. Esoterismo significa doutrina ou atitude de espírito que preconiza o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa), deve reservar-se a números restritos de iniciados, escolhidos por sua inteligência ou valor moral."
Quando então nos referimos à umbanda esotérica estaríamos nos referindo ao estudo de ensinamentos da Aumpram, da Lei Divina, nos aspectos mais complexos, nos aspectos científico, filosófico e religioso. Este estudo se daria em um círculo mais reservado pelos que tenham a possibilidade e disposição de se aprofundarem no estudo da Aumpram, uma missão de estudo, de evolução.
Podemos  entender que o termo umbanda esotérica, no atual contexto, pode ser mal interpretado, até porque umbanda é uma só, ou deveria ser. Como  atualmente a palavra  umbanda é conhecida como uma religião, um culto, conforme explicado anteriormente e não como Lei Divina, e o termo esotérico é ligado ao estudo, ao aprofundamento, encontramos então um conflito, uma dualidade. Poderíamos utilizar umbanda usotérica se o termo umbanda fosse realmente reconhecido hoje por Lei Divina e como não o é, acreditamos que o correto seja utilizar a denominação "Estudo da Aumpram" ou "Umbanda com ritual esotérico".
O termo umbanda esotérica, isoladamente, pode ser considerado como  limitador, pois não envolveria a divulgação, podendo dar margens a interpretações de elitismo, como se fosse uma religião para poucos selecionados. Preferimos então utilizar apenas umbanda e, dentro da Umbanda com rituais, teremos a esotérica.

Observamos  o segundo objetivo da Fraternidade do Grande Coração:
 o estudo, o aperfeiçoamento.

Para poder realizar a missão de levar a Lei Divina de forma plena a todos é necessário o estudo, a formação em todas as vertentes da Aumpram. Em um primeiro momento em  grupos-escola  que, formados, poderão levar a Lei Divina clara e objetivamente, independente de credo ou religião.
Este segundo objetivo é que estaria relacionado ao termo "Umbanda com estudo  Esotérico", ou  "Estudo da Lei Divina", ou seja, o aperfeiçoamento na Aumpram.

Observação
Nos cursos on line e gratuitos da FGC o interessado poderá encontrar explicações mais detalhadas de todos esses assuntos e denominações. Uma equipe estará sempre pronta para auxiliar com as dúvidas que, naturalmente, surgirão.

Quem conduz  o amor e a caridade estará  levando  os ensinamentos maiores da umbanda.
A  Fraternidade do Grande Coração - Aumbandhã - levará a todos a Lei Divina e a história da  umbanda nascida há milhares de anos na Atlântida e difundida em civilizações de grande evolução espiritual, recuperando ensinamentos perdidos ou esquecidos durante a evolução humana, suas migrações e formações culturais.
A umbanda leva  a luz sem retribuição,  o amor sem recompensa,  a caridade sem prêmio, o poder de Deus  sem vaidades.
Aumpram para todos!